| 
					 
						CHUVAS SUPERAM A MÉDIA DE OUTUBRO NA CIDADE DE BAURU					 
				 | 
			
							![]()  | 
					
| 
					 | 	
			
| 
				 | 
			
| 
				 
					
						02/11/2025					
				 
			 | 
			
| 
					 Marcando o início da estação chuvosa (outubro a março) na Região Sudeste do Brasil, o mês de outubro/2025 foi bastante chuvoso do estado de São Paulo. As passagens das frente frias e a formação de baixas pressões durante o mês contribuíram para que fosse elevado o acumulado de chuva mensal em vários municípios paulista, como foi o caso de Bauru. Embora tenha apresentado dias com volumes de chuva significativos, porém mal distribuídos, o mês também contou com períodos de Tempo seco, caracterizado pela ausência de chuva, principalmente na primeira semana do mês, onde foi registrado a formação de queimadas e incêndios em algumas localidades de Bauru. Devido ao Tempo seco, baixos percentuais de umidade do ar, entre 12% a 20% (estado de alerta) ocorreram durante a tarde e alguns dias. 
 Chuvas de outubro/2025 na cidade Bauru 
 Em Bauru, o acumulado mensal da precipitação durante o mês foi de 117,9 mm, e esse resultado ultrapassou acima de 3% a média esperada para o mês de outubro (114 mm) na cidade. Além disso, o mês de outubro como o mês de junho desse ano, foram os únicos que tiveram acumulados mensais acima da média climatológica, até agora. A figura acima mostra as chuvas ocorridas em Bauru, conforme os dados da estação do IPMET, as quais foram irregulares e mal distribuídas ao longo do mês. Foram doze dias com registro de chuva na cidade, mas apenas dois dias destacam-se com volumes significativos: dia 13/10 com 64,3 mm e dia 18/10 com 30,5 mm. Os demais dias tiveram volumes abaixo de 6 mm. Basicamente as chuvas no mês foram em consequência de áreas de instabilidade, decorrente das passagens de frentes frias pelo estado e pela combinação do ar quente e úmido, que formam pancadas de chuva intensas e de curta duração, que são típicas na estação da primavera. 
 Temperaturas de outubro/2025 na cidade Bauru 
 O mês apresentou tardes quentes e com relação a temperatura máxima, terminou com o recorde da maior temperatura do ano até agora: 37,8°C registrada em 06/10. A Temperatura mínima, oscilou em relação à média durante o mês, chegando a menor temperatura do mês em 11,5°C no dia 20/10, devido à entrada do sistema de alta pressão pós-frontal que manteve as temperaturas abaixo dos treze graus, entre 19 a 23 de outubro. Os extremos das temperaturas máximas e mínima, são apresentados na figura acima. 
 Previsão para novembro/2025 
 Os modelos climáticos indicavam volumes de chuva próximos e acima da média no estado de São Paulo durante o mês de outubro/2025, o que realmente aconteceu. Agora, para novembro/2025, a previsão é de chuva abaixo da média em praticamente todo o estado paulista. Quanto a temperatura, indicam temperaturas dentro da média esperada no mês, principalmente na metade leste do estado e temperaturas acima da média no Oeste. (Fonte: Inmet). 
 Elaboração: Zildene Pedrosa O. Emidio Meteorologista do IPMET/UNESP  |