MÊS DE SETEMBRO COM POUCA CHUVA E QUENTE NA CIDADE DE BAURU
|
![]() |
|
|
02/10/2025
|
O mês de setembro de 2025 terminou com poucas chuvas no município de Bauru e em grande parte do estado de São Paulo. O predomínio de massas de ar seco em vários dias do mês, favoreceu um bloqueio atmosférico, impedindo as entradas das frentes frias no interior. Contudo, as chuvas não ficaram abaixo da média em vários municípios do interior, mas também na capital do estado.
O Tempo seco, caracterizado pela ausência de chuva, contribuiu para a índices de umidade do ar entre 12% a 20% (estado de alerta) durante a tarde, em alguns dias do mês%, e para formação de queimadas e incêndios em algumas localidades do estado, inclusive em Bauru.
Foi um mês quente em Bauru em relação a temperaturas máximas e mínimas, com médias mensais acima da climatologia do mês. Tal situação é esperada em função das características climatológicas da estação de setembro, a qual corresponde a uma estação de transição entre o período frio/seco (inverno) e chuvoso quente (primavera), podendo apresentar caraterística de uma ou outra estação.
Setembro com início da primavera
O mês de setembro também marcou o início da estação da primavera no dia 22/09/205 às 15h19, que se caracteriza como uma estação de transição, entre o período seco (inverno) e chuvoso (verão) permitindo o início na mudança do regime de chuvas e das temperaturas.
Climatologicamente, a estação tem dias de muito calor e tardes quentes que registram recordes de temperaturas máximas, além do retorno das chuvas. O forte aquecimento diurno junto à alta umidade atmosférica, contribuem para a formação de temporais, em forma de pancadas de chuva de caráter isolado, com curta duração e que ocorrerem a partir da tarde, com forte intensidade e geralmente acompanhadas por trovoadas, descargas elétricas, ventos com rajadas e queda granizo.
Chuvas de setembro/2025 na cidade Bauru
Em Bauru, o acumulado mensal da precipitação durante setembro/2025 foi de apenas 6,4 mm, chovendo apenas em torno de 9% do que era esperado para o mês e significando que as chuvas ficaram abaixo em 96% da média para o mês de setembro. Foram registrados somente dois dias com chuva na cidade, ocorrendo com a passagem de uma forte frente fria no dia 22 de setembro, que provocou as tempestades em várias regiões do estado de São Paulo e fortes rajadas de ventos, com velocidade chegando a 80 km/h na região do IPMET. Os volumes de chuva em Bauru foram insignificantes, sendo o maior com 6,1 mm ocorrido no dia 22/09 e 0,3 mm no dia 23/09.
Setembro/2025 mais uma vez contribuiu para aumentar o déficit hídrico no município de Bauru, assim como julho/2025 e agosto/2025, que tiveram chuvas abaixo da média. O mês de junho/2025, desde o início do ano, foi o único mês que apresentou o acumulado mensal de chuva superior à média.
Temperaturas de setembro/2025 na cidade Bauru
O mês foi quente em relação as temperaturas máximas, com registros de temperaturas acima da média em praticamente todo o mês e terminou com o recorde da maior temperatura do ano até agora: 37,4°C registrada em 30/09, conforme os dados da estação meteorológica do IPMET. A Temperatura mínima, oscilou em relação à média durante o mês, chegando a menor temperatura do mês em 12,9°C no dia 24/09, devido à entrada do sistema de alta pressão pós-frontal.
Previsão para outubro/2025
Para o mês de outubro/2025 os modelos climáticos indicam volumes de chuva próximas e acima da média para o em grande parte da Região Sudeste do Brasil. No estado de São Paulo, são previstos maiores volumes de chuva nas porções oeste e sudeste do estado e as demais regiões, volumes mais próximos da média. Quanto a temperatura, a previsão indica temperaturas acima da média no estado paulista (Fonte: Inmet).
Elaboração: Met. Zildene P. O. Emídio |