MÊS DE AGOSTO SECO NA CIDADE DE BAURU
|
![]() |
|
|
01/09/2025
|
O mês de agosto de 2025 terminou extremamente seco, pelas poucas chuvas registradas em Bauru e em grande parte do interior do estado de São Paulo. Foi um mês frio em Bauru em relação a temperaturas mínimas, tendo a média mensal abaixo da climatologia do mês. Tal situação é esperada em função das características climatológicas da estação do inverno, a qual corresponde a uma estação seca e fria no Sudeste do Brasil.
O predomínio de massas de ar seco em vários dias do mês, inibiu a formação de nuvens de chuva e bloqueou a entrada de frente fria no interior do estado, contribuindo para que a precipitação mensal ficasse abaixo da média em vários municípios paulistas e favorecer ocorrências de queimadas em algumas localidades do estado.
Chuvas de agosto/2025 na cidade Bauru
Em Bauru, o acumulado mensal da precipitação durante agosto/2025 foi de apenas 2,0 mm, chovendo apenas em torno de 6% do que era esperado para o mês e significando que as chuvas ficaram abaixo em 94% da média para o mês de agosto. Foram registrados somente dois dias com chuva na cidade, ocorrendo a segunda quinzena do mês, conforme a figura acima. Os volumes foram insignificantes, sendo o maior com 1,3 mm ocorrido no dia 20/08, em consequência da passagem de uma frente fria pelo estado.
Agosto/2025 contribuiu para aumentar o déficit hídrico no município de Bauru, assim como julho/2025, tiveram chuvas abaixo da média. Apenas junho/2025, que foi atípico, pois registrou um acumulado mensal muito acima da média. Aliás, junho/2025 foi o único mês desde o início do ano, que apresentou o acumulado mensal de chuva superior à média.
Temperaturas de agosto/2025 na cidade Bauru
Contrariando a climatologia, o mês foi quente em relação as temperaturas máximas, com registros de altas temperaturas na segunda quinzena do mês que foram atípicas à estação do inverno. Agosto/2025 terminou com o recorde da maior temperatura do inverno de 34,5°C registrada em 22/08 e da menor temperatura do mês 6,0°C no dia 10/08, a segunda mais baixa do ano, conforme os dados da estação meteorológica do IPMET, ocasionada por uma massa de ar frio polar que atingiu o estado na segunda semana do mês.
Previsão para setembro/2025
Setembro marcara o início da estação da primavera que irá começar no dia 22/09 as 15h19, terminando no dia 21/12 às 12h03 com a chegada do verão no Hemisfério Sul e obviamente, no Brasil. A primavera é uma estação de transição, saindo do período seco para o período chuvoso no Sudeste do país as sendo favorecida pelo aumento da chuva, umidade e temperatura. Para o mês de setembro/2025 os modelos climáticos indicam volumes de chuva próximos a média para o Sudeste do Brasil, com exceção do sudoeste e sudeste paulista que possuem estimativas para volumes até 50 mm acima da média. Quanto a temperatura, a previsão são de temperaturas acima da média em todo o estado paulista.
Elaboração: Met. Zildene P. O. Emídio
Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais |