Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:





JUNHO/25 FOI CHUVOSO E FRIO NA CIDADE DE BAURU


07/07/2025

Mês de junho/25 com muita chuva e com baixas temperaturas no estado paulista

 

O mês de junho/2025 foi muito chuvoso em vários municípios do estado de São Paulo, chegando a ser considerado atípico para estação do inverno, que tem como característica a redução da precipitação. Além de ser chuvoso, também foi frio, devido a entrada de massas de ar frio polar que declinaram acentuadamente as temperaturas, principalmente na segunda e última semana do mês, com registros de temperaturas negativas e ocorrências de geadas em alguns municípios paulistas, inclusive na região de Bauru.


Na última semana de junho, ocorreu a incursão da massa de ar frio mais intensa do mês, evidenciando uma onda de frio no estado Paulista e que sobretudo teve como destaque o dia 25/06, onde os valores das temperaturas mínimas ficaram abaixo de 5°C em várias localidades do estado, tais como: Assis: - 0,8°C; Piracicaba: 0,0°C; Rio Claro: 0,8°C; Barretos: 1,2°C; Ourinhos: 1,8°C; São Carlos: 2,2°C; Itapeva: 2,7°C; Ribeirão Preto: 3,1°C; Sorocaba: 3,8°C; Tupã e Araçatuba: 4,2°C; Araraquara: 4,6°C e Campinas: 4,8°C (Fontes: Inmet e Ciiagro).

 

Chuva de junho/25 na cidade Bauru 

 

O acumulado mensal de chuva durante o mês de junho/25 de Bauru foi 118,4 mm, resultado que superou em mais que o dobro da média climatológica (55 mm) e que ficou em torno de 115% acima da média mensal, tendo um desvio positivo de 63,4 mm a mais de chuva no mês. Com esse acumulado, o mês de junho/25 quebrou o ciclo de cinco meses consecutivos (de janeiro a maio/25) na cidade, com registros de chuvas mensais abaixo da média. Além disso, foi bastante diferente do acumulado de junho/2024, que registrou apenas 1,0 mm.   

 

As chuvas em Bauru ocorreram em 12 dias e tiveram uma distribuição irregular, concentrando-se principalmente no início e final do mês, conforme apresentado na figura acima que ilustra a distribuição diária da chuva e os extremos das temperaturas durante o mês de junho/25, através dos dados coletados na estação automática do IPMET. Observa-se que os maiores volumes foram registrados nos dias 3/06 (22,4 mm) e 23/06 (33,3 mm) decorrentes das passagens de frentes frias pelo estado paulista e que apenas a soma desses volumes já foi suficiente para superar a média do mês.  

 

Estação do Inverno

 

O mês de junho também marcou a entrada do inverno que iniciou no dia 20 de junho de 2025, às 23h42min no Hemisfério Sul, marcando o Solstício de inverno e deverá terminar no dia 22 de setembro às 15h19min, quando começa a estação da primavera (Equinócio de primavera). A estação do inverno é climatologicamente seca e fria na região Sudeste do Brasil, caracterizada pelos baixos índices de precipitação e umidade do ar, além de baixas temperaturas.  

 

Foram contabilizadas duas massas de ar frio polar durante o inverno até agora, que declinou as temperaturas em grande parte do Brasil. Na cidade de Bauru, o extremo da temperatura mínima ocorrida em junho/25, foi 5,1°C no dia 25/06, menor valor do ano até agora e o menor desde 2021. O extremo da temperatura máxima foi de 29,3°C, ocorrendo nos dias 4 e 26 do mês, o mais baixo desde 2022.  

 

Previsão para julho/2025

 

Os modelos climáticos indicam redução da precipitação para o Sudeste do Brasil no mês de julho/25, incluindo o estado de São Paulo, que deverá ter valores mais próximos e acima da climatologia na faixa leste, devido a passagem dos sistemas frontais. Quanto a Temperatura, a previsão é que fiquem dentro ou acima da média mensal.  Destaca-se que até o final da primeira quinzena de julho, não há previsão de chuva para Bauru e a temperatura deve continuar baixa entre a noite ao amanhecer e em gradativa elevação durante o dia, como é típico da estação.

 

Elaboração:

Met. Zildene P. O. Emídio  

Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais