Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:





Mês de Abril/2025 foi seco na cidade de Bauru


01/05/2025

O mês de abril foi seco, com chuvas irregulares e com acumulado mensal abaixo da média na cidade de Bauru. Com o registro mensal de 65,5 mm de chuva na estação meteorológica do IPMET, choveu aproximadamente 68,2 % da média climatológica (96 mm) do mês, resultando em um desvio negativo de 31,8 % do total esperado para o mês.

 

As chuvas ocorreram somente em nove dias, ocorrendo principalmente na segunda quinzena do mês, e os volumes de precipitação registrados mais expressivos foram: 32,0 mm (dia 24/04) que foi o maior volume; 19,8 mm (dia 28/04) e 8,9 mm (dia 25/04). As chuvas foram decorrentes pelas passagens de frentes fria e pela formação de áreas de instabilidade, em função dos sistemas de baixa pressão.  Observa-se que abril/2025 foi o quarto mês consecutivo do ano que apresentou o acumulado mensal abaixo da média, conforme pode ser observado na figura acima.

 

 

As temperaturas oscilaram bastante em abril e apresentaram grande amplitude térmica, acima de 15°C, em vários dias do mês, o que é esperado de acordo com as características climáticas da estação do outono. O recorde da temperatura máxima do mês, 34,3 °C ocorreu no dia 02/04, e da temperatura mínima 15,1°C no dia 30/04, com a entrada da segunda massa de ar mais frio do ano.    

 

Previsão para o mês de maio:  

 

O mês de maio/2025, será um mês de neutralidade e sem a influência de fenômenos como El Niño e La Niña. A previsão climática para este mês indica temperaturas próximas e acima da média em grande parte do estado de São Paulo, observando que, a entrada de massas de ar frio pode provocar queda da temperatura, com valores abaixo dos 15°C. Quanto a precipitação, são previstas chuva próximas e abaixo da média, com volumes inferiores a 150 mm. Em áreas do centro-sul de São Paulo, a previsão indica chuvas acima da média, com valores que podem superar os 100 mm. (Fonte: Inmet)  

 

Elaboração: Met. Zildene P. O. Emídio