MÊS DE AGOSTO SECO E QUENTE NA CIDADE DE BAURU
|
|
|
|
03/09/2024
|
No mês de agosto de 2024 o cenário foi de Tempo seco pelas poucas chuvas registras, principalmente no interior do estado de São Paulo. Tal situação é esperada em função das características climatológicas da estação do inverno, a qual corresponde a uma estação seca e fria no Sudeste do Brasil.
O predomínio de massas de ar seco em vários dias do mês, inibiu a formação de nuvens de chuva e entrada de frente fria no interior do estado, contribuindo para que a precipitação mensal ficasse abaixo da média em vários municípios paulistas, além de aumentar o déficit hídrico e favorecer ocorrências de queimadas em várias regiões do estado.
Em Bauru o acumulado mensal da precipitação durante agosto/2024 foi 30,2 mm, e resultou no quarto mês consecutivo do ano com chuvas abaixo da média climatológica (35 mm) no município. Choveu o equivalente a 86% do total de chuva esperado para o mês e a chuva ocorreu em apenas quatro dias. O volume mais significativo (21,8 mm) foi registrado no dia 09/08, em consequência da passagem de uma frente fria pelo estado.
Com pouca chuva a umidade do ar ficou bastante baixa no mês, chegando a estado de alerta (percentuais de 20% a 12%) na maioria dos dias e em dois dias (21/08 e 27/08) registrou índices abaixo de 12%, ficando em estado de emergência.
Contrariando a climatologia, o mês foi quente tendo registros de altas temperaturas que foram atípicas à estação do inverno. Agosto/20024 terminou com o recorde da maior temperatura do inverno (36°C registrada em 23/08) desde 2001 até a data de hoje, conforme os dados da estação meteorológica do IPMET. A menor temperatura do mês 7,1°C ocorreu nos dias 14/08 e 27/08, ocasionadas por entradas de massas de ar frio polar que atingiram o estado durante o mês.
Elaboração: Met. Zildene P. O. Emídio Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais |