Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:





JUNHO FOI UM MÊS SECO E QUENTE E NA CIDADE DE BAURU


Início da estação do inverno
30/06/2024

O mês de junho/2024 foi extremamente seco em boa parte do estado de São Paulo, inclusive em Bauru, que registrou apenas 1,0 mm de chuva no último dia mês na estação do IPMET.  Com esse resultado, as chuvas ficaram abaixo 98,2% da média climatológica (55 mm) para o mês de junho.  Tal situação foi motivada pelo predomínio de uma massa de ar seco que gerou um bloqueio atmosférico, impedindo a entrada de frente fria e a formação de nuvens associadas a chuva na maior parte do mês no interior paulista.    


Sem entrada de massa de ar frio, o mês contou com temperaturas elevadas  e bem atípicas para a estação do ano. Em Bauru, o extremo da temperatura mínima foi 12,2 °C e o da temperatura máxima 31,7°C, conforme apresentado na figura acima. Junho desse ano foi quente e mais seco em comparação ao ano passado, o qual registrou o acumulado mensal de 71,1 mm e o valor extremo da temperatura mínima de 7,7°C no dia 17/06.   


O mês de junho marcou também a entrada do inverno no hemisfério Sul, que começou no dia 20/06, às 17h51. Climatologicamente é considerada como a estação mais seca e fria do ano na região Sudeste do Brasil, pois contabiliza o mais baixo índice pluviométrico e o registro das mais baixas temperaturas, além de dias mais curtos e baixos índices de umidade do ar.      

 

Elaboração:

Met. Zildene P. O. Emídio

Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais