Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







PREVISÃO PARA O OUTONO 2024-
19/03/2024

No dia 20 de março de 2024, às 00h06min, começa a estação do outono no hemisfério Sul e prosseguirá até o dia 20 de junho, às 17h51min, com a chegada do inverno no Brasil.  

 

O outono é considerado uma estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco. Climatologicamente, na Região Sudeste do Brasil, a estação do outono é caracterizada pela redução das chuvas e da umidade do ar, além de queda das temperaturas, devido à incursão de massas de ar frio e que podem provocar também geadas.  

 

Eventos de queimadas são muitos frequentes devido aos dias secos, como também, ocorrência de nevoeiros e névoa úmida durante a madrugada e início da manhã, principalmente nas regiões de planalto, serras e vales.  

 

Para  este ano, os modelos de previsão climática gerados pelos principais centros internacionais de Meteorologia, indicam um enfraquecimento gradual do fenômeno El Niño nos próximos meses, com intensidade variando de moderada a fraca, com chances de transição para neutralidade no trimestre abril, maio e junho de 2024, devendo persistir com condições neutras até o inverno de 2024. Além disso, existe a possibilidade da formação do fenômeno La Niña no segundo semestre de 2024 com probabilidade em torno de 60% (fontes: Inmet/Cptec).

 

 Dessa forma, a previsão para o outono/2024, na Região Sudeste, indica chuvas com valores ligeiramente acima da média para São Paulo e sul de Minas Gerais. Nas demais áreas, a previsão é de chuva próxima e abaixo da média para os próximos três meses. As temperaturas ficarão acima da média nos próximos meses.

 

Elaboração: Met. Zildene P. O. Emídio  

Para mais detalhes acesse: Produtos -> Estações do Ano