Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Novembro com pouca chuva e com temperaturas elevadas na cidade de Bauru
02/12/2023

O mês de novembro de 2023 foi seco na cidade de Bauru, pois registrou um pouco mais da metade das chuvas esperadas para o mês.  O acumulado de chuva mensal foi de 98,6 mm, significando que choveu em torno 66% da média climatológica do mês (149 mm).

 

As chuvas foram relativamente distribuídas, porém com baixos volumes ao longo do mês, conforme mostra a figura acima.  Houve registro de 11 dias com chuva na estação automática do IPMET e os maiores volumes de chuvas computados foram: 23,8 mm no dia 21/11, 16,8 mm no dia 29/11 e 14,5 mm no dia 03/11.

As chuvas foram provenientes pelas passagens de uma frente fria pelo estado paulista e pela formação de áreas de instabilidade que provocaram pancadas de chuva com trovoadas, descargas elétricas e rajadas de ventos, típicas da primavera e oriundas da combinação do calor e alta umidade atmosférica, ocorrendo principalmente entre os períodos da tarde e noite. 

 

As tardes foram quentes, com temperaturas bastantes elevadas ao longo do mês. O recorde da temperatura máxima diária foi de 40,3°C no dia 13/11, até agora a maior temperatura do ano. A menor temperatura registrada no mês de novembro correspondeu a 12,0°C, no dia 06/11. Com as temperaturas altas e o ar muito seco, os índices de umidade ficaram abaixo de 20% (estado de alerta) em alguns dias.

Elaboração:

Met. Zildene P. O. Emídio

Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais