Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







MÊS DE AGOSTO ATÍPICO NA CIDADE DE BAURU
Temperaturas elevadas
02/09/2023

 

De um modo geral, agosto/2023 não foi um mês típico da estação do inverno, pois apresentou ondas de calor, com temperaturas elevadas em várias localidades do estado de São Paulo, como foi o caso da capital que pode ter tido um dos agostos mais quentes em 62 anos e também do panorama na cidade de Bauru, que teve recorde de temperatura máxima (35,8 °C) desde 2001.

 

Em Bauru, o acumulado de agosto/2023 foi 22,1 mm, chovendo apenas em 63% da média climatológica (35,0 mm) esperada para o mês. Não houve registro de chuva na primeira quinzena do mês e as chuvas na cidade somente começaram a ocorrer a partir do dia 19/08, tendo o registro 3,3 mm de acordo com os dados da estação do IPMET. A passagem de uma frente fria contribuiu para as poucas chuvas registradas no mês, principalmente na última semana onde ocorreu o maior volume da chuva com 18.3 mm, no dia 26/08.

 

Foi um mês bastante quente na cidade, pois tanto as temperaturas máximas e mínimas, tiveram suas médias mensais acima da respectiva média climatológica.  As temperaturas não tiveram queda significativa provenientes de entrada de massa de ar frio, como é normal acontecer durante o inverno, pois o menor valor registrado da temperatura mínima, foi 12,2°C no dia 27/08, em consequência da passagem da frente fria.

 

Com temperaturas elevadas, o índice de umidade do ar também esteve baixo em alguns dias do mês na cidade, chegando a 19% no 23/08 em função da ausência de chuva e das tardes quentes.

Elaboração:

Met. Zildene P. O. Emídio 

Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais