Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







CENÁRIO DO MÊS DE JULHO/2023 NA CIDADE DE BAURU
01/08/2023

No mês de julho/2023 praticamente não houve chuva na cidade de Bauru. A atuação de massas de ar seco, impediu a formação de nuvens carregadas em parte do interior do estado de São Paulo durante o mês, contribuindo para o baixo volume de precipitação em alguns municípios, como é o caso de Bauru.

Em Bauru, o acumulado da precipitação de julho/2023 foi de apenas 0,5 mm conforme os dados da estação meteorológica automática do IPMET, equivalendo a 1,3% da média climatológica (38 mm) do mês. Tal fato é esperado, pois estando na estação do inverno, estação seca e fria, julho é considerado climatologicamente como um mês de baixos índices pluviométricos e como o mês o mais frio da estação. O mês de julho de 2022 também registrou baixo volume de chuva, apenas 1,3 mm, ficando em torno de 97% abaixo da média.

Com relação a temperatura, este mês de julho apresentou a menor temperatura do ano até o momento: 7,0°C no dia 14/07, devido a entrada de uma massa de ar frio declinou as temperaturas no centro-sul do país.  Julho também foi bastante quente na cidade de Bauru, com relação à média mensal da temperatura máxima, que superou em 1,7 graus a climatologia para o mês. O extremo da temperatura máxima chegou a 31,1°C no dia 11/07.

O Tempo seco e quente de julho, favoreceu a ocorrência de baixos índices de umidade do ar durante as tardes, o qual variou entre 20% a 30% na maioria dos dias do mês, chegando ao estado de atenção, de acordo com nível de criticidade para a saúde.

 

Elaboração:

Met. Zildene P. O. Emídio

 

Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais