Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







JULHO SECO E QUENTE NA CIDADE DE BAURU
03/08/2022

O mês de julho/2022 foi seco e quente na maior parte do estado do Estado de São Paulo, terminando com pouquíssima chuva e temperaturas elevadas na maioria dos municípios do estado.

Um forte bloqueio atmosférico impediu que as frentes frias avançassem pelo Sudeste do Brasil durante grande parte do mês e foi o responsável pelo baixo volume de precipitação no estado paulista. A cidade de São Paulo teve o julho mais seco desde 2017, o qual foi considerado como o décimo segundo mês de julho mais seco no período de 1961 a 2022, segundo os dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Em Bauru, o acumulado de julho/2022 foi de apenas 1,3 mm, equivalendo a 3% da média climatológica (38 mm) esperada para o mês. Foi o terceiro mês de julho mais seco no período de 2001 a 2022, conforme os dados da estação automática do IPMET.

O mês de julho de 2022 foi atípico em relação ao padrão da temperatura, pois foi bastante quente na cidade de Bauru, registrando o maior valor da temperatura média (21,6°C) dos últimos 22 anos.

Climatologicamente, julho apresenta-se como o mês o mais frio da estação do inverno, mas tanto as temperaturas máximas e mínimas, registraram valores diários acima da média climatológica praticamente em todo o mês na cidade. Contudo, a exceção ficou no final do mês, onde a entrada de uma massa de ar frio declinou as temperaturas, chegando a máxima a 24,1°C no dia 30 e a mínima a 9,4 °C no dia 31.

O Tempo seco e quente de julho, favoreceu a ocorrência de baixos índices de umidade do ar durante as tardes, o qual variou entre 20% a 30% na maioria dos dias do mês, chegando ao estado de atenção, de acordo com nível de criticidade para a saúde.

 

Elaboração:

Met. Zildene P. O. Emídio

Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais