Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







(Equipe dos Meteorologistas do IPMET/UNESP: Fernando, Zildene, Thiago, Rita, Figueiredo e André)
DIA DO METEOROLOGISTA NO BRASIL
14/10/2021

No dia 14 de outubro, comemora-se o DIA DO METEOROLOGISTA no Brasil. A data antes era celebrada no dia 03 de março, mas diante de uma decisão em assembleia geral no ano de 2004 da Sociedade Brasileira de Meteorologia - SBMET, ficou definido que o Dia do Meteorologista deveria ser comemorado em virtude da data da regulamentação da profissão do meteorologista no país: 14 de outubro de 1980, através da Lei nº 6.835.  A mudança foi definitivamente aprovada em setembro de 2008, durante a Sessão Plenária Ordinária 1353 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA que representa a profissão.


O Dia Mundial da Meteorologia é comemorado em 23 de março. A data surgiu em 1961, por causa da celebração da criação da Organização Meteorológica Mundial - OMM, instituição que é ligada à ONU (Organização das Nações Unidas) e que existe desde 1950.


Parabéns aos meteorologistas, profissional responsável pelo estudo da atmosfera e seus fenômenos, e que embora atue em diversas áreas de atividades, a mais conhecida é a divulgação diária da previsão do Tempo, ajudando a todos no planejamento de suas atividades. 


O IPMET saúda a todos os profissionais meteorologistas do país, especialmente a sua equipe de meteorologistas (figura acima). Em sua quase 5 décadas de existência do setor operacional, faça sol ou faça chuva, os meteorologistas do IPMet estão sempre atuantes, fornecendo informações meteorológicas para a população e alertando a Defesa Civil, e assim salvando vidas e propriedades.