Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







JUNHO COM CHUVA PRÓXIMA A MÉDIA E COM A TEMPERATURA MAIS BAIXA DO ANO
05/07/2021

O mês de junho marcou a entrada do inverno (dia 21/06, às 00h32), a estação climatologicamente seca e fria na região Sudeste do Brasil e trouxe no último dia do mês uma forte massa de ar frio polar que declinou significativamente as temperaturas em grande parte do Brasil, especialmente no centro-sul, causando geadas e neve em várias localidades.


No estado de São Paulo vários municípios registraram baixas temperaturas no dia 30/06, com relatos de geadas na Mantiqueira e em algumas regiões do estado. A rede do Inmet (instituto Nacional de Meteorologia) registrou temperaturas negativas em alguns municípios, como: Rancharia -2,1 °C, Campos do Jordão -2,1 °C e Pradópolis -0,1 °C.


Em Bauru, o extremo foi de 3,1°C, a menor temperatura do mês e do ano registrada até agora na cidade. Por outo lado, também foi registrado recorde de temperatura máxima com 30,8°C no dia 05/06, considerado o valor mais elevado da temperatura para o mês de junho dos últimos 20 anos, conforme os dados da estação automática do IPMET.


O mês de junho foi seco na maior parte do estado, com baixos volumes de chuvas na capital e em vários outros municípios paulistas, agravando o déficit hídrica no estado. Em Bauru o acumulado mensal foi de 46,8 mm, equivalente a 85% da média esperada (55 mm) para o mês, sendo assim, o sexto mês consecutivo do ano com chuvas abaixo da média climatológica no município.


As chuvas ocorreram em 5 dias e a chuva mais volumosa aconteceu no dia 10/06 com 37,3 mm, decorrente da passagem de uma frente fria. Os outros volumes foram inferiores a 08 mm. A figura acima mostra a distribuição da chuva e os extremos das temperaturas durante o mês.

 


Elaboração:
Met. Zildene P. O. Emídio
Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais