Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Março com chuva abaixo da média na cidade de Bauru
03/04/2021

O mês de março/2021 começou instável na cidade de Bauru, com chuvas mais frequentes ocorrendo principalmente, entre a tarde e à noite, durante a primeira semana do mês. Contudo, com o acumulado mensal de 125,7 mm, o mês terminou abaixo da média climatológica (136 mm), implicando que choveu em torno de 92 % do que era esperado para o mês.

 

Os volumes de chuva mais significativos registrados foram 21,3 mm (dia 04/05), 25,9 mm (dia 05/03), e o maior ocorreu no dia 18/03 com 59,2 mm, e após esse dia não houve mais registro de chuva na cidade até o final do mês.

 

As temperaturas foram elevadas e foram computados valores de temperaturas máximas acima dos 34°C, na última semana do mês, que foi extremamente seca e de calor intenso. Nessa semana foi registrada a segunda maior do ano, 34,3°C, no dia 27/03.

 

Nesse mês também iniciou a estação do outono no dia 20/03, às 6h38, que climatologicamente é caracterizada pela redução das chuvas e da umidade do ar no estado de São Paulo, além de queda das temperaturas, devido à entrada das massas de ar frio mais intenso, que acompanham as frentes frias. O outono marca a transição entre o período quente e úmido do verão e o período frio e seco o inverno. Durante essa transição podem ocorrer eventos extremos de muita chuva ou o contrário, conforme foi registrado.

 

Elaboração:
Met. Zildene P. O. Emídio
Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais