Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Choveu pouco no mês de novembro na cidade de Bauru
Chuvas se concentram na segunda semana do mês
01/12/2020

O mês de novembro de 2020 foi seco na cidade de Bauru, pois registrou menos da metade das chuvas esperadas para o mês.  O acumulado de chuva mensal foi de 70,1 mm, significando que choveu apenas 47% da média climatológica do mês (149 mm). As chuvas foram mal distribuídas e praticamente concentraram-se na segunda semana do mês. Os volumes de chuvas registrados foram baixos e os mais intensos, 22,1 mm e 21,6 mm, ocorreram nos dias 17 e 18 de novembro, respectivamente, conforme mostra a figura acima.


As chuvas foram provenientes pelas passagens de uma frente fria pelo estado paulista e que atingiram principalmente o litoral e pela formação de áreas de instabilidade que provocaram chuvas com trovoadas, especialmente entre os períodos da tarde e noite, típicas da primavera e que causaram alguns transtornos na cidade, como a queda de árvores e danos materiais.  


As tardes foram quentes, com temperaturas bastantes elevadas ao longo do mês. O recorde da temperatura máxima diária foi de 37,3°C no dia 09/11 e a menor temperatura registrada no mês de novembro correspondeu a 12,3°C, no dia 03/11. Com as temperaturas altas e o ar muito seco, os índices de umidade ficaram abaixo de 20% (estado de alerta) em alguns dias, especialmente no início do mês.



Elaboração:
Met. Zildene P. O. Emídio

Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais