Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Chuva supera a média de Agosto na cidade de Bauru
Registro da menor temperatura do ano
31/08/2020

Basicamente o mês de agosto de 2020 foi quente e seco na maioria dos seus dias em grande parte do estado de São Paulo, inclusive em Bauru, devido a predominância de uma massa de ar seco e quente sobre o interior do estado, na primeira quinzena e última semana do mês.
As chuvas ocorridas em apenas três dias na cidade de Bauru, foram suficientes para ultrapassar a média climatológica (35 mm) do mês, em torno de 100% . O total acumulado mensal foi de 69,9, mas este resultado foi consequente, principalmente, da chuva do dia 17, pois com o volume de 45,7 mm superou em um só dia, a média esperada para o mês.
Uma frente fria foi responsável pelas chuvas que atingiram o estado de São Paulo, gerando áreas de instabilidade com chuvas fortes, acompanhadas por trovoadas e descargas elétricas em vários municípios paulistas, com destaque aos dias 17 e 18 onde sucederam os maiores volumes em Bauru, conforme ilustrado na figura acima.
A entrada de uma massa de ar frio polar na retaguarda da frente fria, declinou acentuadamente as temperaturas no centro-sul do país, causando neve e geadas em algumas localidades. Em Bauru, a queda significativa da temperatura foi no dia 22/07, registrando a menor temperatura do ano 6,4°C. Nos dias quentes, a maior temperatura máxima de 33,8 °C, ocorreu no dia 30. O Tempo seco contribui para baixos índices de umidade, entre 20% a 30% (estado de atenção) e 12% a 20% (estado de alerta), em vários dias do mês.

Elaboração:
Met. Zildene P. O. Emídio

Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais