O mês de julho de 2020 terminou com volumes de chuva abaixo da média climatológica, e com temperaturas acima da média em grande parte do estado de São Paulo, principalmente na capital e nas cidades do interior.
Em Bauru, não foi diferente, pois com apenas dois dias registrando chuva, obteve o acumulado mensal de 9,4 mm que correspondeu a aproximadamente 25% da média esperada (38 mm) para o mês. Os volumes ocorreram nos dias 01 (8,13 mm) e 09 (1,27 mm). As chuvas foram provenientes de passagens de frentes frias pelo estado paulista, que escaparam do forte bloqueio para atingir o interior paulista durante o mês de julho.
A queda significativa da temperatura em Bauru ocorreu durante na primeira semana do mês, que por sinal registrou a mais baixa temperatura (7,2°C no dia 02/07) desde que a estação de inverno começou (dia 20/06). Foi a semana mais fria do mês, com valores de temperaturas mínimas abaixo de 10°C, conforme mostra a figura acima.
As temperaturas máximas diárias foram altas e a maior foi registrada na tarde do dia 25/07, com 30,7°C.
Com as temperaturas elevadas e o ar muito seco, os índices de umidade ficaram abaixo de 30% (estado de atenção) em vários dias do mês.
Elaboração:
Met. Zildene P. O. Emídio
Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais
|