Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Mês de junho termina com chuvas acima da média na cidade de Bauru
A última semana do mês foi a mais chuvosa
30/06/2020

As chuvas que ocorreram no mês de junho 2020 na cidade de Bauru, apresentaram uma distribuição bastante irregular, concentrando-se na primeira e última semana do mês. Contudo, o acumulado mensal (75,9 mm) foi suficiente para ultrapassar a média esperada (55 mm) para o mês em 38%. Este resultado mostrou-se atípico, pois em junho começou a estação do inverno (dia 20/06) e uma das suas características como estação seca  e fria no Sudeste do Brasil, é a redução da precipitação, sobretudo no estado de São Paulo, que neste mês contou com chuvas superiores a média em vários municípios paulistas, inclusive na capital, que excedeu acima do dobro a média de junho.
A figura acima mostra as chuvas ocorridas em Bauru durante o mês de junho e  foram registrados oito dias com chuva, sendo que os maiores volumes sucederam nos dias 27 (30,5 mm), 26 (29,7 mm) e 06 (10,2 mm). As chuvas em junho foram provenientes de áreas de instabilidade e de passagens de frentes frias pelo estado paulista, as quais causaram também, trovoadas, descargas elétricas e fortes rajadas de ventos em vários municípios paulistas, ocasionando prejuízos e transtornos como queda de árvores e de energia, além de alagamentos em vias públicas.
Neste mês não houve nenhuma queda significativa da temperatura em Bauru, mas durante a noite ao início da manhã, ondas de ar mais frio, típicas da estação de inverno, contribuíram para uma sensação de frio mais intenso. A maior temperatura registrada  durante as tardes de junho  foi  30,7°C  (dia 13) e a menor temperatura do mês foi de 11,9°C (dia 28) nas primeiras horas da manhã.

Elaboração:
Met. Zildene P. O. Emídio

Para mais detalhes acesse: Produtos -> Balanços Mensais