Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







INVERNO 2020 (20/jun a 22/set)
20/06/2020

      A estação do inverno deste ano tem seu início (Solstício de inverno) no dia 20 de junho de 2020, às 18h44min e termina no dia 22 de setembro às 10h301min, quando começa a estação da primavera (Equinócio de primavera) no Hemisfério Sul.
Na Região Sudeste do Brasil, o inverno é considerado como uma estação climatologiamente seca, caracterizada pelos baixos índices de precipitação e umidade do ar, além de baixas temperaturas. Nesta estação as noites são mais longas que os dias e geralmente as condições meteorológicas são favoráveis para dias com céu ensolarado e temperaturas amenas. Os nevoeiros e a névoa úmida são muito freqüentes durante a madrugada e início da manhã, principalmente nas regiões de planalto, serra e vales. Os ventos são mais constantes e intensos, principalmente no mês de agosto.
      Os principais sistemas responsáveis pelas condições meteorológicos que ocorrem durante a estação do inverno para Região Sudeste são as frentes frias e as massas de ar frio e seco que acompanham as frentes frias e geralmente são de origem polar, tornando-se mais frequentes e intensas no decorrer do inverno, gerando ondas de frio e possíveis ocorrências de geadas.
Com a redução das chuvas e da umidade, os dias ficam mais secos e favorecem eventos de queimadas e incêndios florestais, causando prejuízos à saúde humana, como por exemplo, problemas respiratórios e circulatórios.
      Na agricultura, a redução das chuvas implica em redução de produtividade, além disso, as baixas temperaturas levam a ocorrência de geadas, que prejudicam a agricultura de um modo geral, afetando principalmente culturas, como a do café e de hortaliças.
      Este ano está no padrão de neutralidade do fenômeno El Niño Oscilação Sul (ENOS), assim, a previsão para o inverno/2020 na Região Sudeste, em particular para o estado de São Paulo, é que as chuvas devem permanecer próximas ou ligeiramente abaixo da média, exceto no extremo oeste de São Paulo, onde as chuvas ficam ligeiramente acima da climatologia. As temperaturas ficarão acima da média em grande parte do interior do estado, com exceção da faixa leste paulista, que terão temperaturas em torno da média climatológica.
  

Elaboração: Met. Zildene P. O. Emídio

 
Para mais detalhes acesse: Produtos -> Estações do Ano