Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Previsão para o verão 2019/2020
Início dia 22/12/2019 às 01h19 e término 20/03/2020 às 03h50
23/12/2019

Neste domingo começou a estação do verão no Hemisfério Sul que marca o aumento das chuvas, das temperaturas e da umidade do ar na região Sudeste do Brasil.

No verão os dias são mais longos que a noite e por conta do aquecimento diurno, observa-se significativas alterações nas condições de Tempo. As tardes quentes favorecem pancadas de chuva, geralmente fortes, de curta duração, normalmente acompanhadas por granizo, descargas elétricas e rajadas de ventos.

As chuvas no verão são frequentes e contínuas em quase todo o país e são essenciais para o plantio e desenvolvimento das plantações na agricultura, além de restabelecerem os mananciais naturais e reservatórios hídricos. Contudo, um volume elevado de precipitação diária, pode causar sérios transtornos a população, como alagamentos, inundações, erosões e desabamentos, especialmente nas zonas urbanas.

A previsão climática indica que o verão 2019/2020 será de neutralidade, sem atuação do El Niño ou La Niña, apresentando chuvas em torno da média no estado de São Paulo, sendo que no setor norte será mais chuvoso, e temperaturas acima da média em todo estado. Em Bauru, as médias da temperatura máxima, da mínima e da precipitação para o verão são: 30,4°C, 19,8 °C e 243 mm, respectivamente.

Elaboração: Met. Zildene P. Emídio