Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Observatório Didático de Astronomia da Unesp faz evento em comemoração ao Ano Internacional da Tabela Periódica!
04/09/2019

Em 2017, a UNESCO definiu em Reunião Plenária que 2019 seria o Ano Internacional da Tabela Periódica ou IYPT 2019, sigla em inglês. Foram dois os motivos, o primeiro é a celebração de um grande feito ocorrido em 1869, quando o cientista russo Dmitri Mendeleev descobriu o Sistema Periódico ao começar a organizar os elementos químicos em cartões de acordo com suas massas e propriedades; o segundo é a comemoração de  150 anos do estabelecimento da Tabela Periódica dos Elementos, em busca do reconhecimento  como uma das maiores e mais importantes conquistas da ciência moderna. 

O evento tem o intuito de promover em todas as partes do mundo reflexões sobre como esse avanço reflete também as essências de outras ciências puras, como a Física e Biologia.

É uma oportunidade perfeita para refletirmos sobre história, tendências e perspectivas mundiais sobre ciência, o papel das mulheres na pesquisa científica e os impactos da Química no desenvolvimento sustentável. 

O Observatório irá  contribuir desenvolvendo uma atividade demonstrando como  a Química pode ser usada para explicar o Universo que habitamos. Então, no próximo sábado (07) o tema do atendimento público será sobre a Química do Universo!

As palestras serão ministradas por duas monitoras da área de Química. Além disso, as demais atividades com vários telescópios, oficina infantil, reconhecimento do céu, binóculo na Cúpula e divulgação das lembrancinhas do Observatório (“lojinha”) serão realizadas.

O evento, como sempre, é gratuito e dispensa inscrição prévia. Esperamos todos vocês das 19:00 às 22:00 para comemorarmos juntos a Química, que nos beneficia mais do que imaginamos!

Data: 07/09/2019

Horário: 19:00 às 22:00

Local: Observatório Didático de Astronomia "Lionel José Andriatto": Estrada Municipal José Sandrin - Chácaras Bauruenses.

Acompanhe as Redes Sociais do Observatório para mais informações: facebook.com/obsbauru | @obsbauru 

Contato: obsbauru@gmail.com | (14) 99124-9044 | (14) 3103-6039