Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Meteorologista do IPMet no XX Congresso Brasileiro de Meteorologia
07/12/2018

José Carlos Figueiredo, meteorologista do IPMet-UNESP esteve em Maceió (Al), no período de 27 a 30 de novembro, participando do XX Congresso Brasileiro de Meteorologia, que elegeu como tema os desafios do monitoramento meteorológico. 

A convite da comissão organizadora, José Carlos proferiu muni-curso e palestra entitulados “ Vigilância Meteorológica:proteção da vida e da propriedade”, com destaque para a  utilização do radar de tempo na previsão de curto prazo, também chamada nowcasting.

Realizado no Centro de exposições  Rute Cardoso, o evento contou com mais de 800 participações, do Brasil e do exterior, entre profissionais da área, docentes, alunos e fabricantes de radares e outros instrumentos de medição utilizados em meteorologia. 


Poster


José Carlos ainda apresentou aos presentes um poster, de autoria de André Mendonça de Decco, também meteorologista do IPMet-UNESP,  que aborda conceitos sobre alterações em conceitos teóricos sobre previsão de ocorrência de granizo, importante fator de prejuízos a agricultores do sul e sudeste do Brasil. O assunto é tema da dissertação de mestrado de André de Decco que é orientado pelo professor Francisco Escobedo da Fraculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu e co-orientado por José Carlos Figueiredo.