Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Montando os telescópios antes de anoitecer no estacionamento do Campus
Dia Nacional da Astronomia
Data foi lembrada pelo Observatório Didático da Unesp de Bauru
30/11/2016

No dia  2/12, das 21 às 22h30, ocorreu o Dia Nacional da Astronomia. Houve atividades programadas pelo Observatório Móvel (carreta), portaria 2, no câmpus da Unesp Bauru, que integraram a programação do III SIFAM.

Já é costume no Brasil celebrar em 2 de dezembro o Dia Nacional da Astronomia. O Observatório Didático de
Astronomia “Lionel José Andriatto” da UNESP Bauru montou algumas atividades diferenciadas para este dia tão
especial: reconhecimento de algumas das constelações a olho nu; observação de astros pelos telescópios; atividades lúdicas infantis; oficina de orientações de uso e dicas de aproveitamento de telescópios trazidos pela população visitante.

O Dia da Astronomia foi celebrado na carreta (Observatório Móvel) estacionada na portaria 2 do campus, uma vez que o prédio do Observatório está aguardando uma reestruturação física. O evento foi gratuito e fez parte da programação do III Simpósio de Física, Astronomia e Meteorologia (SIFAM) da UNESP, link: http://df.fc.unesp.br/sifam3/

A rádio UNESP gravou uma entrevista antes do evento para convidar os ouvintes. A TV Tem (rede Globo regional) esteve presente às 19:00 para fazer uma entrevista ao vivo para o telejornal local a fim de convidar a população. Porém, as condições atmosféricas prejudicaram o evento e as observações, pois a chuva obrigou a desmontagem dos instrumentos, fazendo a equipe aguardar até o final do horário de atendimento. Mesmo assim, muitos alunos e participantes do III SIFAM visitaram a carreta em momentos sem chuva para fazer perguntas e tecer conversas sobreo assunto, as quais foram atendidas pelos monitores do Observatório.

Membros participantes: Lionel, Agatha, Gabriel, Bianca, Danylo, Paula, Kenji, Samanta, Langhi

Livro de visitas: o livro de visitas não foi passado devido às condições atmosféricas

Presença da mídia: TV Tem

Divulgação efetuada antes do evento: facebook do Observatório, no site da FC, IPMet e portal da UNESP, rádios UNESP FM, 94 FM, 96 FM.

Responsável: Rodolfo Langhi (Coordenador do Observatório) - (14) 3103-6030 – rlanghi@fc.unesp.br