Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:



Novembro chuvoso
Índice registrado já é mais de 65% superior ao esperado
24/11/2015
Ainda estamos no dia 25 e novembro já apresenta um índice mais que 65% a mais da chuva esperada para o mês. Até o momento foram 254 mm. Somente anteontem (23), foram registrados 46 mm, a maior parte durante um forte temporal que castigou Bauru no início da tarde, causando grave alagamento numa das principais avenidas da cidade, a Nações Unidas. Carros foram arrastados e pessoas correram grave risco de serem carregadas pela força das águas.
O tempo, segundo os meteorologistas do IPMet, tende a continuar instável até próxima sexta-feira, o que ampliará o índice registrado.
A causa para tanta chuva, segundo José Carlos Figueiredo, meteorologista e Coordenador de Operações do IPMet,  é que, neste ano, a estação chuvosa, esperada normalmente para a segunda quinzena de outubro, veio mais cedo, deixando o estado de São Paulo com condições propícias para a formação de chuvas fortes ou mesmo tempestades, associadas a frentes frias e sistemas de baixa pressão em superfície, situação dos últimos dias.
Figueiredo lembra que durante a primavera, estação de transição, é comum a ocorrência de maior número de tempestades, podendo haver, até mesmo, a ocorrência de tornados.