Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:



Março registra grande quantidade de chuva em Bauru
Volume de 241mm é o maior desde 1991
02/04/2015

Bauru registrou em março de 2015 nada menos do que 241mm de chuva. Desde que o IPMet começou a fazer os registros, em 1981, o maior volume verificado antes deste tinha sido no ano de 1991, com 307mm.A média climatológica para março é de 133mm, ou seja, choveu praticamente dobro do esperado.

O meteorologista José Carlos Figueiredo diz que a explicação para isso é que os sistemas climatológicos que regem o clima do país estavam posicionados corretamente neste ano, prociando a entrada de frentes frias e, consequentemente, a ocorrência de chuvas. Segundo Figueiredo, “essa grande quantidade de precipitação poderia ter sido verificada em janeiro ou fevereiro, mas ocorreu em março, históricamente o quarto mês mais chuvoso do ano”, nas palavras do profissional.

Para Figueiredo, 2014 é que foi realmente atípico, com falta de precipitação durante todo o ano. Ele alerta, no entanto, que estamos adentrando numa época do ano em que a ocorrência de chuvas diminui. “Estamos esperando algo entre 70 a 96mm de chuva para o mês de abril. A média climatológica para abril é de 96mm. Valores fora dessa faixa são considerados fora do normal.”

Para quem achava que o problema da falta de água estava resolvido, uma péssima notícia.