Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Docentes, alunos do Curso de Meteorologia e técnicos do IPMet, organizaram o evento
UNESP promove II Encontro de Meteorologia no Dia Meteorológico Mundial e discutirá o Clima
18/03/2015

 Será realizado nos dias 23, 24 e 25 de março o II Encontro de Meteorologia da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O evento acontece simultaneamente ao Dia Meteorológico Mundial comemorado todos os anos no dia 23 de março por todos os centros de meteorologia do mundo inteiro, inclusive o Centro de Meteorologia de Bauru (IPMet). Este ano, a Organização Mundial Meteorológica, que é uma agência especializada da Organização das Nações Unidas propõe o tema “Conhecimento do Clima para Ação pelo Clima”, um tema de interesse de toda a sociedade, visto que o clima afeta todos os setores econômicos e a vida na Terra.

O evento será aberto pelo Prefeito Rodrigo Agostinho, com uma breve exposição sobre a situação hídrica do município e, a programação inclui minicursos e visita aberta ao IPMet, além de palestras com especialistas em clima e hidrometeorologia, como o Prof. Dr. José Augusto Perreira Junior, PhD em Meteorologia pela University of Oklahoma e Livre-docente pela Universidade de São Paulo. Pesquisa, com inúmeras contribuições no âmbito da Meteorologia Brasileira, que abordará o tema “A crise hídrica atual”; Dra. Ana Maria Gomes Held, pesquisadora que possui experiência na aplicação de Radar Doppler, Morfologia de Tempestades Convectivas, Aplicações de Técnicas de Nowcasting utilizando Radar Doppler e Determinação de Parâmetros Limiares para Alerta de Tempestades Severas Usando Dados Gerados por Radares Meteorológicos; Dr. Clézio Marcos De Nardin, Doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas (INPE), na área de atuação Geofísica Espacial, atual Presidente da SBGEA (Associação Brasileira de Geofísica Espacial e Aeronomia), Vice diretor do International Space Environment Service (ISES) e membro do Conselho Técnico-Científico do INPE e o Prof. Rubens Junqueira Villela, Professor do Instituto Astronômico e Geofísico, Departamento de Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, atua principalmente em temas como: meteorologia aeronáutica, climatologia, meteorologia aplicada, projeto de aeroportos.

O evento é aberto a toda comunidade interessada, principalmente estudantes e professores de graduação e alunos do terceiro ano do ensino médio.

A iniciativa partiu dos alunos do curso de bacharelado em Meteorologia da Unesp e conta com o apoio do Departamento de Física da Faculdade de Ciências e do IPMet.

Serviço: Inscrições podem ser feitas pelo site http://samba-df.fc.unesp.br/emet2/ e custam R$ 10,00. Na página também está disponível a programação completa do encontro. Informações: Profª Dra. Clara M. Narukawa Iwabe, cliwabe@gmail.com Telefone: 14 3103 6030