Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Chegou o Verão!
Estação teve início às 21h03 de 21 de dezembro
22/12/2014

Exatamente às 21h03, horário de Brasília, do dia 21 de dezembro, teve início o Verão, estação que vem acompanhada de altas temperaturas, dias longos e muita chuva,  o que garante o volume de água necessário à agricultura e abastecimento das populações nas grandes cidades, no restante do ano, de acordo com o meteorologista José Carlos Figueiredo, do IPMet.

É claro que as chuvas não ocorrem somente nessa época, mas é na estação que são verificados os maiores volumes, segundo o meteorologista. “No ano passado choveu pouco no verão e o resultado todos conhecem”, comenta o profissional. 

Uma das causas para a pouca chuva em 2014 foi a não sincronização de sistemas meteorológicos predominantes durante o verão, fator ainda sem uma explicação por parte dos pesquisadores da área.”Isto ainda precisa ser melhor avaliado”, diz Figueiredo. A boa notícia, é que neste ano os sistemas estão localizados exatamente “onde deveriam estar”. Espera-se, então, que a estação apresente volume de chuva dentro do esperado na maior parte das cidades do interior paulista, e acima da média em outras. Para estas a preocupação será outra, ou seja, a possibilidade de ocorrência de enchentes.

Um dado adicional é que no dia 22 de dezembro, Bauru já alcançou o volume de chuva esperado para todo o mês de dezembro. 

Para Figueiredo, os reservatórios localizados no interior do estado devem se recuperar, mas na capital, ainda deve demorar, pois além da chuva há a necessidade de outras obras.