Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Meteorologista do IPMet profere palestra no SUNSET-Pederneiras
Evento de velejadores ocorreu no dia 15 de novembro
22/11/2013

 O meteorologista do IPMet, José Carlos Figueiredo,  proferiu  palestra intitulada: Meteorologia para Navegantes, nas dependências do Sunset Marina - Pederneiras, no último dia 15 de novembro de 2013. O evento foi organizado pela Associação de Brasileira de Velejadores de Cruzeiro - ABVC.

Figueiredo apresentou aos presentes um resumo das atividades do Instituto, bem como  os produtos técnicos que podem ser úteis aos velejadores, participantes do evento, tais como o monitoramento ao longo do Rio Tietê, em relação a tempestades, possível graças aos dois radares meteorológicos do IPMet, instalados em Bauru e Presidente Prudente. Foram mostrados exemplos recentes da ocorrência de eventos severos . Como a ABVC, atua em todo litoral brasileiro, foram também demonstrados aos participantes: modelos matemáticos de previsão de tempo; modelos matemáticos de previsão de alturas e direção de ondas oceânicas, além de imagens do satélite europeu METEOSAT recebidas pelo IPMet-UNESP.

Após a palestra foram dedicados 30 minutos aos participantes que fizeram  perguntas e sugestões de disponibilidade de produtos do empo, para futuros eventos da ABVC.