Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







CETESB convida pesquisador para instalação de Sodar em Paulínia
23/10/2013

 

A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, através de seu Setor de Meteorologia, convidou o pesquisador do IPMet, Gerhard Held para auxiliar a Companhia na instalação de um novo Sodar XFAS (Sonic Detection and Ranging) com RASS – Radio Sounding System, na cidade de Paulínia-SP, juntamente com técnicos da Scintec, empresa alemã, fabricante do equipamento, realizado na semana passada.

Esse equipamento, além de medir os perfis verticais do vento em três dimensões, como o Sodar instalado no IPMet, oferece os perfis de temperatura do ar até uma altura de 1 quilômetro.

Adquirido pela empresa Orion S.A, especializada em produtos de borracha, o equipamento será operado e mantido pela CETESB, com o objetivo de monitorar a dispersão de poluentes emitidos na região de Paulínia. Um equipamento do mesmo tipo já se encontra em operação em Cubatão e é operado pelo CEPEMA/USP desde 2010, e outro será instalado, ainda em 2013, no município de São José dos Campos, o que completará uma rede de monitoramento da Camada Limite Planetária no estado de São Paulo.

O convite da CETESB foi feito graças à experiência do IPMet na operação de Sodares e análise dos dados por eles coletados.