Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







A diretora do filme, Iara Cardoso (no meio), junto com Drs Osmar Pinto Jr e Kleber P Naccarato (ELAT
Ana e Gerhard Held no lançamento do filme Fragmentos da Paixão
Pesquisadores receberam convite especial
10/10/2013

Os pesquisadores do IPMet, Ana Maria Gomes Held e Gerhard Held, foram convidados para assistir a Première Exclusiva de lançamento do filme “Fragmentos de Paixão” (www.fragmentosdepaixao.net.br) no Teatro CINEMARK no Shopping Cidade Jardim em São Paulo.

Produzido pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do INPE, o filme conta com imagens de raios capturadas por meio de câmeras de alta velocidade – capazes de registrar até 4 mil quadros (frames) por segundo. É o primeiro longa-metragem brasileiro sobre o fenômeno meteorológico.

“Existem alguns documentários sobre raios produzidos em países como os Estados Unidos, mas ainda não havia nenhum feito no Brasil, que é o campeão mundial de ocorrência desse fenômeno”, disse a diretora e roteirista do filme, a jornalista Iara Cardoso.

A produção faz uma abordagem dos raios no contexto da ciência, cultura e história utilizando uma nova forma de divulgação científica.

 Por ser o primeiro documentário cientifico brasileiro a ser exibido na rede de cinema, o evento constitui-se em um marco para a difusão da ciência e cultura no Brasil.

Segundo Cardoso, roteirista da produção, foram necessários três anos de pesquisas históricas, com consultas a mais de 200 fontes – entre livros, registros científicos, relatos de personalidades e documentos históricos.
A figura principal do filme é o Coordenador do ELAT, Dr Osmar Pinto Jr. Como curisosidade, a película apresenta o primeiro registro fotográfico de raio no país, feito em 9 de novembro de 1885 por Henrique Charles Morize, no Rio de Janeiro.