Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







IPMet está sediando a segunda etapa da campanha de estudos do PROJETO TRO-Pico para estudo de vapor d´ Água da Camada Tropical
Lançamentos de balões levam dependem das condições do tempo
07/02/2013

 

Pelo menos até o final desta semana, estarão sendo lançados balões estratosféricos para o estudo de vapor de água na atmosfera tropical.
 
Na verdade trata-se da segunda etapa do projeto TRO-Pico, cuja campanha inicial aconteceu em março de 2012.
 
O principal objetivo do estudo é a verificação da quantidade de água na alta troposfera e baixa estratosfera, faixa entre 15 a 30 km de altitude, para melhor entendimento sobre o importante processo de transporte do vapor da troposfera para a estratosfera.
Os dados são coletados pelos balões, lançados de área próxima ao IPMet, equipados com instrumentos medidores de vapor d´água, eletricidade atmosférica, topos das nuvens, de ozônio, NO2 e outros gases traço.
 
Participam da campanha pesquisadores da França, Dinamarca e Rússia além de pesquisadores e técnicos do IPMet.
 

O projeto TRO-pico é financiado pela Agencia Nacional de Pesquisa da França (ANR) e sua execução é realizada por intermedio de uma parceria da Universidade de Reims e o IPMet- UNESP. Os coordenadores do projeto são : os pesquisadores, Dr Emmanuel Rivière, pela Universidade de Reims e Dr Gerhard Held, pelo IPMet, além do cientista Jean-Pierre Pommereau.