Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Richard Ney falando aos especialistas do Instituto
Richard Ney, engenheiro especialista em radares, proferiu palestra no IPMet
Engenheiro é um dos responáveis pelo radar Hydrix
28/09/2012

 

Richard Ney, engenheiro especialista em radares, proferiu palestra no IPMet, na última semana, a convite do pesquisador voluntário Roberto Vicente Calheiros.

Ney é o reponsável pela produção de radares da empresa francesa NOVIMET, e é considerado o idealizador do radar Hydrix, projeto no qual ainda trabalha em conjunto com o pesquisador Jacques Testud, proprietário da NOVIMET. O Hydrix, suas aplicações e comparações de medições durante eventos de chuvas intensas foram os temas da palestra.

Hydrix é um radar banda-X, com eficiência comprovada quando da utilização para detecção de chuvas em áreas não muito extensas. Embora bastante eficiente, não é o tipo de equipamento utilizado pelo IPMet, que opera radares banda-S, cujo alcance atinge 240 km, mais adequado ao monitoramento de áreas extensas, objetivo do Instituto.

A ligação do engenheiro e pesquisador com o IPMet vem de longa data, antes mesmo da instalação do primeiro equipamento do Instituto. Testud foi o responsável por uma avaliação do IPMet e já trabalhava com Ney na oportunidade. 

Richard Ney trabalhou, durante mais de uma década, num projeto do governo francês para estudos sobre a existência de vida em Marte em outra época. Dispendioso, o projeto foi paralisado, mas, antes que isso acontecesse , um radar com capacidade de penetração de 2 mil metros chegou a ser concluído. Gradativamente o projeto está sendo retomado, explicou Ney num ótimo português. O engenheiro e cientista viveu no país durante seis anos.