Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:



Workshop - Projeto Ícaro: experiências, impressões e missões futuras
Evento será no dia 16 de junho
12/06/2012
Visando a apresentação e discussão dos resultados obtidos a partir do experimento denominado projeto Ícaro- Introdução ao Conhecimento da Atmosfera pelos RadiO Amadores o IPMet vai sediar no próximo sábado, dia 16 de junho, um workshop para os participantes exporem os resultados obtidos e planejarem novos experimentos.
 
O Ícaro teve inicio em 28 de abril, com a lançamento de um balão meteorológico a partir do IPMet- UNESP, em Bauru, transportando uma radiossonda meteorológica e uma estação repetidora de radioamador. A recepção e retransmissão dos dados a uma estação repetidora embarcada no balão ficaram a cargo de crianças do Grupo de Escoteiros Padre Anchieta, sediado na vizinha cidade de Botucatu.
 O voo, com duração de três horas, correu dentro do esperado. No entanto, devido às condições meteorológicas desfavoráveis, não foi possível o resgate do equipamento que se soltou do balão quando do estouro do mesmo numa altitude de mais de 20 km de altura.
 A participação dos radioamadores, que puderam acompanhar o experimento em tempo real via rádio ou 
Internet, superou a expectativa, com a mobilização de muitas estações de várias regiões do Brasil e alguns países da América do Sul.
 A programação do workshop está dividida entre sessões de apresentação do Projeto Ícaro com foco nas áreas científica, educacional e radioamadorística, além de um debate para definição de novos voos e novas missões.
 
Serviço:
Evento: Workshop do Projeto Ícaro: experiências, impressões e missões futuras.
Data: 16/06/2012, sábado , com início às 10h e término às 16h.
Contato: Demilson Quintão, fone: (14) 3103-6027