Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







IPMet na Semana nacional de Ciência e Tecnologia 2011
27/10/2011

O IPMet marcou presença na 8a.  edição da Semana Nacional  de Ciência e Tecnologia - SNCT, com a participação na Festa da Ciência, uma feira interativa que ocorreu no último dia 21, evento que já se tornou tradicional na cidade. Em 2011 a feira foi realizada nas dependências do SEST-SENAT em Bauru e contou com a participação de mais de 30 expositores entre escolas de nível fundamental e 20. grau,  universidades, institutos de pesquisas e empresas privadas, e recebeu cerca de 8 mil visitantes.

O Instituto teve participação destacada já que o tema proposto pelo Ministério da Ciência e Tecnologia para 2011 foi “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, tema intimamente relacionado às atividades e pesquisas desenvoldidas no IPMet.

Para a feira foi montado um estande especial no interior de uma carreta, no qual os alunos puderam conhecer os produtos de radar oferecidos gratuitamente através da homepage do instituto, além de material explicativo sobre o funcionamento dos radares. No mesmo espaço, atendendo convite do IPMet, a Defesa Civil da cidade, coordenada por Álvaro de Brito,  pode divulgar seu trabalho e apresentar material educativo sobre as atitudes que a população deve tomar no caso da  ocorrência de tempestades severas, aquelas acompanhadas de raios, ventos fortes, granizo e, em alguns locais, enchentes.

O IPMet mantém uma estreita relação com as defesas civis do Estado de São Paulo, a quem disponibiliza gratuitamente seus produtos, além de oferecer treinamentos a integrantes para que possam utilizar essas informações da maneira mais adequada aos seus propósitos.

A união entre a informação (IPMet) e a ação (Defesa Civil) é de extrema relevância, por isso o convite para a exposição conjunta.

Durante a cerimônia de abertura, a servidora do IPMet, Sandra Sanches foi homenageada pela participação junto à Comissão Organizadora Local da SNCT,  cujo objetivo principal é a popularização científica. Os outros homenageados foram Rafael Simões, da Delegacia Regional de Ensino e Edson Mitsuya, da Instituição Toledo de Ensino.