Notícias do IPMet

Pesquisar notícias:







Palestra de Regina Belluzzo no IPMet
"Elaborando Artigos Científicos com Qualidade"
22/06/2011

A  Dra. Regina Célia Baptista Belluzzo, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da informação da UNESP, Campus de Marília e de TV Digital:Informação e Conhecimento da UNESP de Bauru, proferiu a palestra "Elaborando Artigos Científicos com Qualidade" aos alunos do curso de Física da Faculdade de Ciências da UNESP, envolvidos no projeto do Observatório Astronômico, além de servidores e pesquisadores do IPMet/UNESP.

Durante sua fala, a professora, com larga experiência no assunto, apontou os cuidados que os autores devem ter na elaboração de artigos científicos, a começar pela escolha do tema, que deve despertar o interesse já de imediato, além da observância das normas pré-estabelecidas para cada publicação.

A professora alerta ainda, que muitos artigos que são submetidos sem a observância às normas, são automaticamente recusados,ou seja, sequer são avaliados pelos revisores.

Uma ferramenta muito importante a ser utilizada, segundo Belluzzo,  são as normas para publicação da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, lembrando-se sempre que, no entanto, algumas publicações importantes seguem suas próprias normas.

Importante também que o autor demonstre, além do conhecimento científico, o domínio da língua culta, coerência, sem apelar para o excesso de informações, o que pode vir a comprometer a qualidade do texto.